Ditos populares - Curiosidades

...


E a gente pensa que repete corretamente os ' ditos populares'...
Dicas do Profº Pasquale:

No popular se diz:

'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho carpinteiro'.
Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro'.

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.'
Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.'

'Cor de burro quando foge.'
O correto é: 'Corro de burro quando foge!'

Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai a Roma.'
O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma'. (isso mesmo, do verbo vaiar)

Outro que todo mundo diz errado:
'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso... 'Quem não tem cão, caça com gato.'
O correto é: 'Quem não tem cão, caça como gato... ou seja, sozinho!'

***
Vai dizer que você falava corretamente algum desses ditos populares??
Eu, pelo menos, não falava corretamente nenhum!
Nossa língua portuguesa é mesmo cheia de surpresas...
Por falar em língua portuguesa, fico tão chateada quando vejo tantos brasileiros escreverem tão errado... Até mesmo os professores de hoje não escrevem tão bem. Conheço vários que escrevem e falam muito mal. Isso me causa muita vergonha. Já cansei de ver outdoors com erros de português gravíssimos, justo um outdoor, que é uma coisa vista por tantas pessoas! Por incrível que pareça, já vi até mesmo livros com erros de português. Dá pra acreditar?...
Eu tenho uma coisa quase íntima com a língua portuguesa. Tento sempre escrever da melhor forma possível, me corrigindo sempre e relendo várias vezes o que escrevi, pra não passar nenhum erro despercebido. Claro que, como não sou nenhuma expert no assunto, acaba passando alguma coisa, mas me policio muito com os conhecimentos que possuo. E valorizo muito um bom português. Acho que não fazemos mais que nossa obrigação falarmos e escrevermos bem a única língua falada no Brasil. É ou não é?

...

9 recados:

  Maycon Ramos

quarta-feira, novembro 26, 2008

Nossa, que isso! Adorei saber o verdadeiro sentido do de Roma, muito interessante! Eu também não sabia que estava td errado! rsrs
Também acho uma vergonha tantas pessoas maltratando a língua portuguesa... também sempre me policio qdo vou escrever, claro que as vezes tem um errinho aqui e outro ali, mas procuro escrever da melhor forma possível!
Ótimo post! Parabéns!!!
Bjos!!!

  João Moreira

quarta-feira, novembro 26, 2008

Olá amiga,
Olha adorei e aprendi com este teu post, sabes, tens razão quando dizes que a língua portuguesa é mal tratada, também é muito rica, temos palavras que em contextos diferentes têm significados diferentes.
Mas o mais engraçado é no software existir o Português do Brasil, achava que Português era só um…
Fica bem amiguinha,
Beijos perfumados

  Anônimo

quarta-feira, novembro 26, 2008

É isso aí...
E tem mais: queria te dizer que esse post teve uma importância ímpar na minha vida... descobri finalmente que não existe "cor de burro fugido", descrição referente a uma determinada cor que nunca conheci. Bem que você poderia acrescentar essa forma popular no seu texto, rs...

  Anônimo

quarta-feira, novembro 26, 2008

Ótimo post, flor! Mas prefiro os ditados modificados. Acho que o tempo os modificou por um motivo, não é? Um abraço!

  Anônimo

quinta-feira, novembro 27, 2008

Lu certamente eu não falava certo os ditos, embora eu não os use mesmo. Também fico envergonhado de ver o português tão destruido nos dias atuais. Espero que isso mude e urgentemente.

Abraços,

R.Vinicius

  Anônimo

quinta-feira, novembro 27, 2008

DSAHUDSHUDSAHUDSAhuDSADSA
muito obrigado pelas infos.

Mas como já diz: DITADO "POPULAR", com a cultura do Brasil, certo que os ditados n poderiam estar certos DSAIHIHDSAIDSA.

BEIJOSSS

http://henriquebotarelli.blogspot.com/

  Tatah Marley's Confissões

sábado, novembro 29, 2008

sinceramente, esse português me surpreende cada dia mais!
:O
beijinhos!

  Tatah Marley's Confissões

sábado, novembro 29, 2008

de forma negativa, quero dizer.
Detesto português!

  Erick Macau

sábado, novembro 29, 2008

rsrsrsrsrs
quem diria q eu vivia falando errado....
post muito bom.
abraços libertários