O Tesouro dos Mapas


Hoje (sim, hoje, às 07:15 da madrugada!!!) tive uma aula de geo-história (faço Pedagogia), onde foi falado sobre os mapas e sua importância. Me supreendi com um texto muito bonito que a professora passou no quadro. Texto bonito, numa aula de geo-história??? Sim, é isso mesmo. Abaixo, na íntegra:

O Tesouro dos Mapas

"Imagem e representação do mundo, o mapa é instrumento de medição para o homem localizar e representar seu lugar no universo: cosmos, cosmografia; firmamento e natureza. O mapa serve à recordação e à aventura, alimentando a fantasia, o sonho, a imaginação. O mapa mostra o caminho de ida e ensina o regresso, já que partir nunca foi uma entrega desprendida da memória que acalenta o retorno. Por isso, o mapa é o desenho e o designo horizonte que aprisiona e faz viajar por paisagens de nomes, contornos e sinais que, ora dirigem para o norte, ora aponta para o leste, de onde vem a luz. O mapa é monumento, patrimônio cultural e lugar da história".

(Exposição do acervo Cid Colection "O Tesouro dos Mapas"
Curadoria Paulo Miceli)


Bonito , né?


P.S.: O sol voltou a brilhar em meus dias...


Invernos...





A chuva de granizo passou, o frio também. Os termômetros marcam 30 graus aqui em BH. Mas por que será que sinto tanto frio?


Tem dias de sol em que o céu parece nublado, tudo preto e branco, tudo embaçado e frio, muito frio...


Nada me aquece...


Mas talvez amanhã tudo pareça mais aconchegante, brilhante, colorido. É sempre assim...



Caminhada ao ar livre

"Eis aqui uma excelente oportunidade de curtir uma experiência ao ar livre, tonificando os pulmões, deixando a pele respirar e tomar sol. Quando caminhamos, temos a oportunidade de nos energizar, de estimular a liberação de toxinas, acelerando o processo de nutrição e desintoxicação da pele e todo o organismo. Trata-se de uma atividade física extremamente salutar".
Esse é o trecho inicial da matéria de Conceição Trucom, química, cientista, palestrante e escritora sobre temas voltados para o bem-estar e qualidade de vida, que está publicado na íntegra no endereço http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/conteudo.asp?id=07876 .

É bem verdade que uma boa caminhada faz bem para o coração, para os músculos e ainda ajuda a queimar muitas calorias, mas há muitos outros benefícios para quem faz uso desta prática. Quando se está estressado, fatigado mentalmente, angustiado, nervoso, sufocado, triste ou angustiado, a caminhada surte ótimos resultados. Parece que, quando caminhamos, uma energia altamente positiva circula dentro de nós, nos fazendo sentir melhores. É verdade! Muitas vezes pude tirar prova disso. Experimente caminhar em um ambiente agradável, longe do trânsito escessivo, em horários em que o sol não esteja tão forte, observando o ambiente, ouvindo os sons, percebendo os músculos do seu corpo a serem trabalhados, o ar entrando e saindo de seus pulmões, sentindo uma energia diferente circulando em seu corpo, uma energia capaz de transformar seu corpo, sua mente, seus olhares. Essa é a energia vital, que às vezes deixamos adormecer dentro de nós.
No nosso dia-a-dia tão corrido e atribulado, muitas vezes não temos tempo de fazer uma breve caminhada, que seja de vinte, trinta minutos. Mas é importante que saibamos ouvir nosso corpo quando ele clama por socorro. Nos dias de hoje, o normal é trabalhar oito, dez, doze horas por dia, estudar, cuidar de casa, dos filhos, fazer cursos... É normal! Mas não é o natural... Vejamos a vida dos índios, por exemplo, que vivem quase que da mesma maneira, desde antes da colonização até os dias de hoje (claro que nem todos...). O "normal", para eles, é viver sem nenhum tipo de pressão, sem prazos rígidos, trabalhando e fazendo suas tarefas diárias sem aquela cobrança de chefes, colegas de trabalho ou da sociedade. Estão em contato direto com a natureza. Ou seja, sem stress. Não existe o materialismo, a cobiça, causados pelo dinheiro. A vida é simples e sem muitas preocupações. O natural do homem é uma vida semelhante a essa vivida pelos índios. É a nossa natureza. Mas a vida dentro das cidades não nos permite viver ao natural. Aprendemos a viver dependentes do dinheiro, do material. Tudo cronometrado. Nosso estilo de vida não nos permite gozar de certos prazeres que os índios, por exemplo, gozam.
Portanto, precisamos fazer algo por nós, para que nosso corpo suporte melhor a pesada carga que é viver no que é (equivocadamente) chamado de civilização. Estamos padecendo de doenças seríssimas causadas pelo sedentarismo ligado ao stress. Está mais que na hora de deixarmos o comodismo de lado (ou até mesmo a preguiça...) e fazermos algo realmente bom pra nós mesmos. Uma academia, uma natação, uma pedalada ou mesmo uma simples caminhada de 20 minutos por dia fazem uma grande diferença pra melhorarmos nossa qualidade de vida!

Ânimo, minha gente (a começar por mim!!!)!!!