Harmonia

.
Casamento não é um mar de rosas. Não sou casada, mas tenho experiências bem próximas de mim que reforçam o que eu digo. Bom, dificuldades sempre existem, mas temos que saber administrá-las, principalmente em início de casamento. Se não houver isso já no início, depois a coisa fica meio descontrolada.
Pois é. Hoje estive pela primeira na casa de uma amiga que se casou há um mês, mais ou menos. O marido dela estava trabalhando. Conversa vai, conversa vem, e ela acabou soltando que eles estavam brigados. Pensei comigo: "Já???". É que ela falou uma determinada coisa com a irmã dele, que falou pra mãe dele de uma forma totalmente distorcida (não sei se foi com má intenção ou se a sogra entendeu errado). Ou seja, ela falou uma coisa errada, na hora errada, com a pessoa errada e que envolveu a família dele e ele ficou sabendo, pela boca da mãe dele e pior, de forma totalmente distorcida. Ele simplesmente não fala com ela desde ontem à tarde por causa disso. Ela tentou conversar, tentando entender o porquê desse "gelo" da parte dele, mas em vão. Ele nem fala com ela. Ela teve que deduzir o que era e sondar na família dele o que tinha acontecido, daí ficou sabendo da informação distorcida. Coitada, tá arrasada. E ele não quer nem papo. Difícil, hein? Mal começaram e já estão assim?
Quando se pensa em casamento (exceto alguns descrentes), se pensa em harmonia, companheirismo, compreensão, cumplicidade. Agora vejo com meus próprios olhos que a coisa não é bem assim. Não que eu desacredite no casamento, mas acho que não existe nada pronto. Temos que construir um alicerce muito forte pra aguentar as intempéries do dia-a-dia, fortalecendo a relação cada vez mais. A partir do momento em que uma pessoa se casa, é preciso ter em mente que agora ela tem uma vida com uma pessoa ao seu lado, então tudo deve ser pensado pra dois, feito pra dois e que seja bom pros dois. Devemos nos calar na hora certa, como também saber ouvir. É difícil, mas faz parte da opção que a pessoa fez ao se casar. E é bom que seja assim. O casamento pode ser uma coisa maravilhosa na vida de uma pessoa, mas também pode ser um desastre. Maus entendidos podem acontecer sempre, mas é preciso maturidade pra saber lidar com isso e dar a volta por cima, pra preservar o casamento. E quando o assunto é amor, vale a pena se dedicar o máximo pela pessoa que se ama, para a preservação e crescimento desse sentimento tão especial e indipensável nas nossas vidas.


"O SEGREDO DA HARMONIA"

Ao completar cinquenta anos de matrimônio, o casal foi entrevistado por um repórter que desejava saber o segredo de uma união tão duradoura.
O primeiro a responder foi o marido:
- Você conhece o pão baguete? Eu adoro o bico desse pão, mas, desde que me casei, eu o corto e dou para minha mulher.
O repórter voltou-se então para a mulher e perguntou-lhe:
- E para a senhora, qual foi o segredo?
E ela, olhando para o marido, respondeu:
- Eu detesto bico de pão e, há cinquenta anos, eu estou comendo sem reclamar.


(FAZER CONCESSÕES, SEMEAR A CONCÓRDIA E CULTIVAR O RESPEITO. ESSES SÃO OS SEGREDOS DA CONVIVÊNCIA HARMONIOSA)