Respeito pela diversidade cultural

Aqui em BH está fazendo tanto calor que o dia acaba ficando mais lento, mais desgastante, mais cansativo. A vontade que dá é de estar numa praia, num clube, num hotel fazenda, cachoeira... É muito desanimador saber que, mesmo com todo esse calor, temos que continuar vivendo nossa rotina de cada dia exatamente como sempre, ou seja, sem nenhum desses privilégios.

Ontem apresentei um trabalho na faculdade, mas foi extremamente difícil apresentá-lo nessas condições de calor excessivo (e olha que foi à noite!...). Falando nesse trabalho, o tema dele foi "Antropologia Cultural". Foi muito legal, pois eu e as outras meninas do meu grupo levamos objetos de outros países que cada uma tinha em casa. Por fim, tínhamos: instrumento musical africano, adornos indianos, perfume francês, pomadas medicinais chinesas, cinto árabe, colar e apito indígenas, moedas de vários países, hashi japonês e vários outros objetos que criaram uma atmosfera bem diversificada. Foi legal também o resultado, já que vimos no semblante das pessoas um ar de satisfação. Fiz uma apresentação no power point que, modéstia à parte, ficou bonita demais, só com imagens das culturas de vários países, desde as épocas mais primitivas até os dias de hoje, com uma música de fundo que envolveu todos ali.
Bom, mas o mais importante de tudo isso é que trabalhamos muito em cima da diversidade cultural. O próprio Brasil é um país de várias diferenças culturais. Precisamos ter em mente que cada cultura traz algo de novo e de especial, e que deve haver sempre respeito pela cultura do outro. Etnocentrismo pode ser definido como o ato de uma pessoa ou um grupo social se colocar acima de outro culturalmente, é colocar sua cultura como superior às demais. E isso pode causar até mesmo guerras, pois a pessoa etnocêntrica toma a própria cultura como centro exclusivo de tudo. Infelizmente, temos exemplos mundiais disso.

Mas o que eu queria com esse post? Muito simples. Queria dar um toque em todos aqueles que agem ou pensam de forma etnocêntrica. Todos somos diferentes mesmo, mas não cabe a nós apontar o dedo e dizer que o outro é pior do que nós. De todas as culturas tiramos algo de proveitoso e aprendemos muito com elas. É possível viver em paz e harmonia com as mais diversas culturas. É preciso o respeito.

Pensemos nisso!

8 recados:

  Maycon Ramos

terça-feira, outubro 28, 2008

Olá!
É preciso sim respeitar as diferenças culturais! Já havia postado algo parecido no meu blog a respeito dos EUA e o oriente médio... mas há sempre um querendo se sobrepor ao outro! É complicado!
Seu blog ta com um layout muito bom! Parabéns!!!
Depois passa no meu blog pra rir um pouquinho...
Bjos!

  Anônimo

terça-feira, outubro 28, 2008

oi Lu! Me permite um palpite? Acho que a fonte do seu blog está muito grande. As cores estão bonitas, mas a fonte está enorme! =)

E o calor também está te apertando aí? Nossa hoje eu quase tive um troço de tanto calor. E que vontade de visitar uma cachoeira...

  Camila

terça-feira, outubro 28, 2008

E viva a diversidade!

Concordo com você, e sabemos muito bem que algumas guerras atuais foram causadas e continuam acontecendo extamente por esse motivo.

Que bom que esse trabalho da faculdade virou um post! E um belo post!

Beijos!!!

  Pequeno Luiz

quarta-feira, outubro 29, 2008

em SP faz um calorzao e no dia seguinte ja faz um frio de lascar! o tempo é mto confuso e acaba irritando! rsrs

http://infocasa.blogspot.com

  Patrícia Andréa

quarta-feira, outubro 29, 2008

Ai, nem me fale em trabalhos de faculdade... Acabei de fazer um sobre infrações da Lei de Responsabilidade Fiscal... E ainda tenho que apresentar...

Bjus!

  Suzi

quarta-feira, outubro 29, 2008

há uma idéia que eu procuro manter sempre em mente: "o que chamamos defeito, muitas vezes é apenas diferença".
acho que é bem por aí, não?

quanto ao calor, lu, vem pro rio!
;)


______________
p.s.
não tenho nada com isso, mas...
ué... na minha tela as letrinhas são tão pequenininhas... o tamanho da fonte parece 8...

  Anônimo

quarta-feira, outubro 29, 2008

Realmente seu trabalho ficou espetacular e a música de fundo deu o toque essencial...

É preciso mesmo mais conhecimento sobre as diversidades culturais, pois são um espetáculo à parte.

Abraços!

  ATEFAR

quinta-feira, outubro 30, 2008

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente divulgou o projeto “Mutirão do Lixo Eletrônico” que abordará no dia 30 de outubro o destino correto desse lixo eletrônico.
Veja mais no meu Blog.

Abraços,
Nice.