Uma nova interpretação de Camões e uma crítica à educação brasileira

...

Recebi um e-mail com uma redação de vestibular e achei que devia compartilhar com vocês. Tem muito aluno vestibulando inteligente e criativo! A autora da redação tem apenas 16 anos, e veja só o que ela escreveu...

O Vestibular da Universidade da Bahia cobrou dos candidatos a interpretação do seguinte trecho de poema de Camões:


'Amor é fogo que arde sem se ver,

é ferida que dói e não se sente,

é um contentamento descontente,

dor que desatina sem doer '.


Uma vestibulanda de 16 anos deu a sua interpretação:


'Ah, Camões!, se vivesses hoje em dia,

tomavas uns antipiréticos,

uns quantos analgésicos

e Prozac para a depressão.

Compravas um computador,

consultavas a Internet

e descobririas que essas dores que sentias,

esses calores que te abrasavam,

essas mudanças de humor repentinas,

esses desatinos sem nexo,

não eram feridas de amor,

mas somente falta de sexo!'

A vestibulanda ganhou nota DEZ pela originalidade, pela estruturação dos versos, das rimas insinuantes e, também, foi a primeira vez que, ao longo de mais de 500 anos, alguém desconfiou que o problema de Camões era apenas falta de mulher.

**********
Imagina se a maioria dos adolescentes e jovens brasileiros tivessem um nível cultural assim, um bom português, um vocabulário diversificado, uma boa articulação das palavras, senso crítico e criatividade? Se assim fosse, certamente o Brasil seria um país muito diferente. Ou seja, mais uma vez fica claro que um dos maiores problemas do nosso país é o baixo nível da educação... É uma pena. Dessa forma, vários talentos estão passando despercebidos. Gente com verdadeiro potencial às vezes não chegam a concluir o segundo grau ou não conseguem chegar a uma universidade por falta de oportunidade ou recursos. Enquanto a educação ficar lá no final da lista das prioridades do país, muita coisa boa pode deixar de acontecer. Infelizmente...

...

18 recados:

  Vênus

quinta-feira, outubro 30, 2008

Oi,Lu
Adorei!!!!Não é que a menina "matou a pau"!!Devia ser mesmo falta de sexo...rs
E obrigada por dividir conosco a notícia!!
beijão

  Pequeno Luiz

quinta-feira, outubro 30, 2008

o lance da educação é deprimente... e nao vejo vontade nenhuma de mudar, por isso q tem um partido crescendo assustadoramente!

http://infocasa.blogspot.com

  Anônimo

quinta-feira, outubro 30, 2008

A menina escreve muito bem. Não estava sabendo desta noticia. Obrigado por dividi-lá conosco. Gostei do seu Blog também.

Abraço,

R.Vinicius

  Ju

quinta-feira, outubro 30, 2008

O texto da menina realmente ficou massa. Questionar Camões foi uma ousadia e tanto mesmo!

Quanto à educação...é mais cômodo para nossos governantes a política do pão e circo do que investir em conhecimento...Quanto mais alienada uma população, mais fácil dos desmandos... Triste!!!

  Jonas Drumond

sexta-feira, outubro 31, 2008

Nossa Camões e Perfeito, tenho lido algumas coisas sobre ele, muito legal, principalmente esse poema com na voz do Renato Russo. Perfeito....
Te mais.

  Gilbamar

sexta-feira, outubro 31, 2008

Fabulosa e criativa interpretação do lindo poema de Camões. Necessário se faz descobrir talentos como o dessa adolescente e investir pesado em seu desenvolvimento.

Abraços perfumados.

  Camila

sexta-feira, outubro 31, 2008

Lu, também adorei o texto da menina! Até porque adoro poesia! E a menina foi original e inteligente.

Eu também lastimo muito a falha na educação brasileira, a falta de insentivo à leitura. Aconteceu uma comigo essa semana que eu fiquei me sentindo mal depois... Mas isso já virou assunto pra post. Esse fim-de-semana eu devo postar ele.

Beijinhos!

  Camila

sexta-feira, outubro 31, 2008

Lu, também adorei o texto da menina! Até porque adoro poesia! E a menina foi original e inteligente.

Eu também lastimo muito a falha na educação brasileira, a falta de insentivo à leitura. Aconteceu uma comigo essa semana que eu fiquei me sentindo mal depois... Mas isso já virou assunto pra post. Esse fim-de-semana eu devo postar ele.

Beijinhos!

  Tatah Marley's Confissões

sábado, novembro 01, 2008

Gente mais que geniazinha doentia ein?
adoooorei por demais a interpretação dela!
adorei! *.*
muito original, tinha que ganhar era mais que uma vaga na universidade, com certeza!

beijinhos!

  Anônimo

sábado, novembro 01, 2008

Em relação à educação, penso que a culpa maior não é apenas dos governantes, mas da própria população. E a educação deve ser vivenciada desde a mais tenra infância de cada cidadão. Veja bem: os pais mandam as crianças para a escola e, em sua grande maioria, é ponto final para eles, por pensarem que a educação é apenas obrigação da escola. E não é! Quase não dialogam, não procuram impor limites, não cobram dos filhos o que é necessário, não acompanham as atividades dadas na escola e nem fazem uma forcinha sequer para saber como foi o dia da criança dentro da sala de aula. Que tipo de adultos serão no futuro, se estão crescendo dessa maneira? Se o nível de aproveitamento dos alunos aumentasse, tenho certeza que as escolas, principalmente as públicas, seriam induzidas naturalmente a produzir mais, pois o aprendizado precisa ser reforçado pela família, complementando o que é ensinado pelo professor. Conheço inúmeros casos assim e, se o oposto acontecesse com uma certa frequência, o nível da educação brasileira alcançaria um outro patamar. Se a população realmente se interessasse pela educação, a situação seria outra. E é claro que existem muitas famílias desestruturadas a ponto desse tipo de colocação ser humanamente impossível de praticar. Para casos assim, realmente um trabalho diferenciado das Prefeituras, por exemplo, ajudaria muito. O reforço escolar é muito necessário, na minha opinião. Talvez eu tenha até saído um pouco do foco nesse comentário, mas uma coisa vai puxando a outra, vc sabe como é...

Bjos!

  Regular Joe

sábado, novembro 01, 2008

Adorei! Ri demais! Olha só a criatividade solta por aí, nesse Brasil imenso, e a gente nem sempre fica sabendo... acho que o próprio Camões rir-se-ia da crítica inteligente e bem-humorada feita a ele.
Beijinhos carinhosos do João

  Jéss

sábado, novembro 01, 2008

eu acho que isso é meio pessoal! mesmo que o Brasil desse muita preferência pra educação, não veríamos muitos casos como esse, infelizmente.
É o famoso "desinteresse". :)
enfim, adorei teu blog!

  Anônimo

segunda-feira, novembro 03, 2008

Lu, o que me irrita é ver a quantidade de jovens com acesso a toda sorte de informação, educação, cultura, mas que optam por escrever mal e falar errado.

Por outro lado, vi um liguista certa vez falar que esse é o século da palavra escrita. Da leitura. Pois até mesmo para manter uma conversação, usamos a internet, o sms, em vez do telefone. E isso acaba por gerar um enorme grupo de pessoas bem informadas, bem letradas.

E tenho visto também ótimos blogs de jovens de 16, 17 anos. Na minha opinião, alguns jovens possuem mais informação e cultura que muita gente com o dobro da idade. Isso me faz ter um pouquinho de fé no futuro, sabe?

Um abraço, minha querida!

  João Moreira

segunda-feira, novembro 03, 2008

Ao vaguear pelos blog´s deparo-me com uma interpretação do nosso Camões simplesmente hilariante, nunca tinha tentado juntar o antes e o agora para tirar a conclusão, por vezes não parece assim tão ridículo, o mundo mudou mas parece que as pessoas e o que sentem continua intacto.

Gostei muito deste blog
Fica bem
Parabens

  Unknown

segunda-feira, novembro 03, 2008

O problema do Camões não era falta de mulher não..era de sexo mesmo...pois o gajo era "PANELEIRO"...ehehe
Abraços

  Karina

terça-feira, novembro 04, 2008

É, a falta de educação, em todos os sentidos da palavra, é mesmo um grave problema nesse país.
Essa foi uma das que se salvou, pq pelos e-mails que recebemos com as pérolas do vestibular ou do enade vemos cada coisa que até Deus duvida.
Mas também, o que vai se esperar de um país onde quem sabe desenhar o próprio nome é considerado alfabetizado?
Difícil, né?!
Bjs

  Carol

quinta-feira, novembro 06, 2008

Que legal!
Bem inteligente!
Adorei!
Bjos.

  João Neto

terça-feira, novembro 11, 2008

Entre a leitura do post e este comentário já se vão cinco minutos (ou quase isso). Primeiro chorei de rir e depois fiquei imaginano o Camões com o, permita-me o péssimo vocabulário, "queijo" ardendo na cabeça.

Perfeita a redação e perfeito o seu comentário a respeito da educação. Mas vamos pensar positivo e lembrar que estamos evoluindo neste quesito. Ainda há muito por fazer, mas já começamos, e isso deve ser sempre lembrado.